Captadores são transdutores - dispositivo que transforma energia física em sinais elétricos de um ou de outro tipo. Eles convertem a vibração das cordas em sinais elétricos de corrente alternada através do campo magnético de seu imã.
Esse sinal é gerado na bobina do captador e enviado ao amplificador que por sua vez multiplica a intensidade desse sinal, transforma em sinal sonoro novamente e transfere a um alto-falante.
Quanto mais forte o imã e quanto mais espiras tiver a bobina, mais intenso é o sinal enviado ao amplificador e portanto maior volume de som amplificado. No entanto, a partir de certo ponto a ação do imã sufoca as cordas restringindo a vibração e causando distorção tonal.
Os captadores de guitarra geralmente são magnéticos e os de violão são de contato ou piezoelétrico.
Posição dos captadores.
Na guitarra se utiliza de 2 a 3 captadores que ficam posicionados próximo as cordas.
O captador de ritmo é o que fica próximo ao braço. Esse tem um som cheio e suave.
O captador de solo fica do lado da ponte e tem um som agudo penetrante. O captador central tem um som médio.
O captador é constituído basicamente de:
- uma bobina cujo o enrolamento contem milhares de espiras de fio muito fino e resistência ôhmica que varia de 3K a 14K dependendo do tipo e aplicação;
-Um imã em forma de barra de alnico (uma liga de alumínio, níquel e cobalto) – Alguns fabricantes usam imã cerâmico como a Alembic, Cabrera etc..-, cuja a função é gerar um sinal elétrico na bobina através do seu campo magnético pela vibração das cordas da guitarra ou violão. Quando uma corda de aço vibra, o campo magnético se movimenta com a mesma freqüência de vibração dessa corda. Isso faz gerar um sinal alternado na bobina do captador que é enviado ao amplificador e alto-falante. A barra do imã pode ter extensões polares, uma para cada corda que passa por dentro da bobina e pode ser regulável ou não.
Os captadores de uma bobina são chamados de Single e os captadores com duas bobinas são chamados Humbucker.
Os Humbuckings foram fabricados pelos engenheiros da Gibson a fim de suprimir inteferências eletrmagnéticas que geram ruídos indesejáveis além de reforçar o som.
Primeiro humbuckers passivos não encapsulado da EMG, para um som mais tradicional. São captadores passivos, não necessitam de bateria. Eles são captadores versáteis para rock, blues, metal ou country, com soco quando você precisar dele.
Preço:R$290,00