Tipos de cordas
A confecção de cordas nuas muito espessas apresenta problemas industriais. Por isso, para aumentar a espessura dos bordões, enrola-se um fio ao redor de um núcleo central, chamado alma. Estas são as cordas revestidas. O núcleo central pode ser redondo ou hexagonal, de aço ou de náilon, correspondendo ao tipo de corda de que se trate. O material usado para o revestimento varia: pode ser metal "branco" ou "prateado" (aço inoxidável, níquel, liga de níquel, cobre prateado) ou metal "dourado" ou "amarelo" (bronze, latão e outras ligas). Tanto as cordas brancas como as amarelas podem ser usadas no violão. Apenas alguns tipos de cordas podem ser usados em guitarras elétricas que funcionam com captadores magnéticos: as cordas de metal amarelo e as de náilon não funcionam com o captador magnético. Um violão com captador de contato ou microfone pode ser encordoado com qualquer tipo de corda. As cordas revestidas têm perfis diferentes, de acordo com o tipo de revestimento — de fio, chato ou lixado.
Revestimento de fio redondo
Estas são as cordas mais comumente usadas. Nas três (ou quatro) cordas revestidas, uma alma de aço ou de náilon é revestida com fio que pode ser de vários materiais. O revestimento é feito automaticamente, por uma máquina que faz girar a Alma.
Cordas de revestimento de fio produzem bom som e volume e, quando novas, têm um togue nítido, apropriado para violões e guitarras.
Revestimento de fio chato
Este tipo de revestimento dá à corda uma superfície muito mais lisa do que o revestimento de fio. O enrolamento não é feito com fio redondo, mas com um fio de metal chato. Cordas deste tipo foram idealizadas para evitar o ruído de "arranhar os dedos", produzido pelo contato dos dedos com as cordas quando a mão esquerda desliza ao longo do braço do violão ou guitarra. A superfície suave e plana das cordas de revestimento chato ajuda a reduzir quase completamente esse ruído. Cordas de revestimento chato têm som mais suave do que as cordas de revestimento de fio. Por essa razão, são preferidas por instrumentistas de jazz. Não são muito usadas por guitarristas de rock, especialmente por não terem o som vivo e percussivo das cordas de revestimento de fio redondo — além de durarem me nos. Algumas cordas de revestimento chato são feitas com os dois tipos de revestimento. O núcleo recebe primeiro um revestimento de fio e depois é coberto com vestimento chato. São favorecidas por alguns jazzistas.
Revestimento lixado
Cordas de revestimento lixado combina as vantagens das cordas de revestimento chato e de fio. São construídas do mesmo modo que as cordas de revestimento fio, ou seja, enrolando um fio redondo ao redor do núcleo. A seguir, porém, o vestimento é lixado e polido. O resultado é o alisamento da corda, pela eliminação das saliências. Assim, as cordas de revestimento lixado mantêm, em parte, as caracteristicas de som claro, projeção e sustentação das cordas de revestimento de fio, tendo ao mesmo tempo a suavidade c cordas de revestimento chato.
Cordas compostas
Estas são cordas especiais, em que a alma é feita de uma combinação de seda e aço. As duas primas são de aço liso, sem revestimento. Os quatro bordões, por se turno, têm a alma recoberta por uma fina camada de fibras de seda, que é recobeta pelo revestimento metálico. Essas cordas têm um som e um toque que ficam entre os das cordas de aço e de náilon. São usadas apenas em violões.
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